Petianos Egressos
Tutora
Carla Patrícia Bejo Wolkers
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Mestre em Aqüicultura pelo Centro de Aqüicultura da Unesp - CAUNESP (2010), trabalhando com o controle neuroendócrino do comportamento agressivo de peixes. Doutora em Ciências (Fisiologia) pelo programa de pós-graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP - USP, trabalhando com percepção da dor e analgesia endógena em peixes e Pós-doutora neste mesmo programa, trabalhando com a participação de estruturas telencefálicas na mediação da analgesia endógena em peixes. Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em regime de Dedicação Exclusiva, ministrando as disciplinas de Anatomia Humana e Fisiologia Humana.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4709185620670481

Petianos
Atualmente estou como Au pair aqui no Hawaii (Estados Unidos) e também estou cursando uma pós de Complementação pedagogica em Biologia (licenciatura EAD, pois possuo somente o bacharel). Eu fiz parte do PET por 5 anos e foi a melhor experiência que eu pude ter durante minha graduação! O PET Bio sempre fará parte da minha história, se eu pudesse ter a chance de dizer para os novos ingressantes do curso, seria, não percam a oportunidade de fazer parte do grupo pois irá ser uma experiência que mudará sua vida! E para os que já fazem parte aproveitem cada momento desse programa, participem, trabalhem em grupo, e tire o máximo de proveito para o currículo de vocês, isso fará a diferença no futuro! Uma vez petiana sempre petiana! 🍀

Luciana Reis Birolini
.png)
Nádia Cristina Portes
Fazer parte deste grupo foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha graduação. Sempre gosto de dizer que não consigo imaginar essa jornada sem o PET, pois, desde o primeiro dia de faculdade, o PET Bio tocou meu coração de uma maneira especial. A apresentação do grupo no meu primeiro dia na faculdade plantou em mim o desejo de fazer parte desta equipe tão inspiradora — o que, felizmente, aconteceu já no meu segundo período.
Sou imensamente grata pelos anos dedicados ao PET e por todos os petianos que tive a alegria de conhecer ao longo desse tempo.
Aproveitem ao máximo essa oportunidade única de fazer parte, ou mesmo de estar próximo, desse grupo maravilhoso!
Dividido entre escolas e comunidades, atualmente sou gestor de projetos em uma organização da sociedade civil (osc). Meu escopo de atuação é educação, cultura e sustentabilidade para o fortalecimento de bases comunitárias e se localiza, em especial, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Ceará. Por outro lado, empenho de forma ainda incipiente, projetos e eventos com interface na produção audiovisual.
Acredito, fielmente que o PET foi uma das preparações essenciais para esta atuação profissional, pois em sua multiplicidade, além de aprender a propor e planejar projetos e eventos, construir planilhas financeiras, instituir indicadores e produzir relatórios, aprendi a construir na amizade, um valoroso espírito de equipe e gerar impacto positivo; experiências que guardo com carinho.

Carlos Alberto Travessa Junior

Jefferson Luiz da Silva
Depois que me formei na UFU-pontal fui realizar meu mestrado no programa de pós graduação em Imunologia básica e aplicada da USP/RP. Depois realizei doutorado na mesma instituição. Atualmente eu iniciei meu pós-doutorado em que busco avaliar qual a vantagem evolutiva e biológica de hídricos de Aspergillus que foram denominados de Aspergillus latus, averiguando grau de virulência, indução da resposta imune e mecanismos de evasão do sistema imunológico.
O Pet me ajudou muito no meu processo de construção do conhecimento, melhorou minha escrita, minha interpretação de texto e além disso, o mais importante, saber ouvir, saber respeitar o próximo e trabalhar em grupo. Vivemos em um sistema que não tem como você se desenvolver intelectualmente e mentalmente sozinho, assim o pet trouxe essa outra visão de mundo e me ajudou a me tornar tanto uma pessoa melhor, quanto um profissional melhor.
Durante minha breve participação no Programa de Educação Tutorial (PET), tive a oportunidade de vivenciar experiências significativas que certamente marcarm minha trajetória acadêmica e pessoal.
O PET possibilitou o início da minha pesquisa individual, que atualmente constitui o meu Trabalho de Conclusão de Curso. Recebi um valioso apoio acadêmico da minha tutora e dos colegas do PET, participei de diversos projetos e eventos organizados pelo programa, e experimentei um crescimento pessoal notável. O PET proporciona uma nova perspectiva sobre a vida, encorajando-nos a enfrentar desafios e problemas com uma abordagem mais assertiva, entre muitos outros benefícios exclusivos oferecidos pelo Programa de Educação Tutorial.
Apesar dos desafios enfrentados, expresso minha sincera gratidão ao PETBIO Pontal pelas inúmeras oportunidades oferecidas.

Ana Beatriz Teodoro Franco

Lara Nascimento Zanato
Atualmente atuo como gerente de projetos no Bradesco. Até hoje quando vou contar minha história, não tem como não incluir os anos que fui petiana… além de todo crescimento pessoal, o desenvolvimento profissional com a parte de comunicação, falar em público, pensamento crítico, até as questões sociais e os projetos que fazíamos junto a comunidade, foram essenciais pra que eu chegasse aonde estou hoje. Muito orgulho de tudo o que vivi e que carrego até hoje comigo 💚
Posso dizer que já fiz parte do melhor grupo, o PET Bio e atualmente sou bolsista da Embrapa Milho e Sorgo. Ser parte do PET Bio foi uma experiência transformadora, tanto pessoal, profissional e acadêmica, onde aprendi muito e me desenvolvi muito. Agradeço a todos que fizeram parte, durante todo o meu período nele.
“Que cada desafio são oportunidades de evolução e cada conquista é com muita alegria!”

Giovana Prado

Ingrid de Castro Silva
Durante a minha permanência no PET tive a oportunidade de atingir alguns dos meus objetivos acadêmicos (e profissional) que foi a realização de uma Pesquisa individual, o que abriu as portas para que eu pudesse fazer parte do projeto de pesquisa em que estou hoje. Participar de um grupo tão grande nos faz crescer profissionalmente e principalmente crescer como pessoa, tendo que aprender a resolver todos os problemas que encontramos durante a realização de atividades internas do grupo ou de eventos abertos à comunidade.
Ter entrado no PET no 2° período da faculdade foi uma das melhores escolhas acadêmicas que fiz, apesar dos desafios que é estar inserida em um grupo com 13 pessoas diferentes e com ideais diferentes.
"Estejam unidos em uma só vibração, o sucesso depende da vibração de toda a equipe!"
Sempre que lembro do PET, penso em aprendizado. Meus anos de petiana me ensinaram muita coisa, aprendi a trabalhar em equipe, a fazer um bom planejamento e a me comunicar melhor. Além de aprender muito sobre mim mesma. O PET também foi um lugar de diversão e amizade (nem só de reunião às terças e trabalho pesado vive um petiano).

Mayara Yukiko Yamada

Patricia das Dores Lopes
Faço doutorado no Royal College of Surgeons in Ireland. O meu projeto envolve o estudo dos glicans presentes na proteína fator de Von Willebrand e como isso afeta trombose e hemostasia.
Eu que entrei na bio toda perdida sem saber qual caminho seguir, encontrei no PET o meu Norte. Foi no PET que eu descobri a minha paixão por pesquisa e que tinha talento para ensinar. Mais importante ainda, eu aprendi a acreditar mais em mim, e isso me preparou muito para alcançar o meu doutorado no exterior. O PET foi sem dúvidas um divisor de águas na minha carreira profissional.
P reparatório
E nriquecedor
T rabalho
Olá PETlândia, eu me chamo Luis Felipe e sou ex-membro do melhor PET do mundo!!!
Se eu tivesse que resumir o que o PET Bio Pontal foi para mim, as palavras acima seriam as que melhor descreveriam essa experiência. Ele foi PREPARATÓRIO, pois ensina de verdade como é estar em um ambiente repleto de adversidades. Ele se torna ENRIQUECEDOR, porque ensina a sermos resilientes e construir algo realmente grandioso, através disso. O que gera bastante TRABALHO, para o grupo e também individual. Logo, tudo isso serve para nos moldar para as atribuições do mundo. Fazer parte do PET Bio Pontal foi uma das melhores escolhas da minha vida 💖☘️🤩

Luiz Felipe

Atualmente estou fazendo mestrado na UFU pelo programa de pós graduação em ecologia conservação e biodiversidade. Meu projeto aborda o tema de ecologia e conservação da onça-parda (principalmente reprodução padrão de atividade)
Sofia Nassif Crestani